quinta-feira, 24 de março de 2016

Sermão do monte: A vida em família e sociedade - parte 2

No dia 31 de maio de 2015, escrevi um editorial no boletim dominical resumindo virtudes do caráter cristão ensinadas por Jesus no sermão do monte. Foram abordados: Pobreza de espirito, quebrantamento de coração (chorar), mansidão, fome e sede de justiça e misericórdia (Mt 5.3-7). Hoje trataremos das outras virtudes que compõem a lista de beatitude do sermão do monte: Limpo de coração, pacificador, disposição de sofrer por causa da justiça (Mt 5.8-12).
1.    Como ser limpo de coração (Mt 5.8) contribui para um relacionamento saudável em família e sociedade? O limpo de coração é aquele que não se coloca na condição de juiz das pessoas, por entender que também está vivenciando um processo de transformação de vida. O limpo de coração é aquele que busca relações justas, corretas, verdadeira. O limpo de coração é aquele que tem acesso a Deus por meio do sangue purificador de Jesus. Reflete o caráter de Deus que é santo.

2. Como ser pacificador (Mt 5.9) contribui para um relacionamento saudável em família e sociedade?O pacificador trabalha para unir as pessoas, levando a reconciliação onde há desavenças. O pacificador é aquele que está disposto a pedir perdão e liberar perdão. O pacificador é aquele que prega as boas novas transformadora, que é o evangelho da paz.

3.    Como a disposição de sofrer pelo evangelho (Mt 5.10-12) contribui para um relacionamento saudável em família e sociedade? Aqueles que sofrem perseguição tem a oportunidade de declarar a sua lealdade a Jesus. Aqueles que sofrem por amor ao evangelho, contribuem para o bem estar daqueles que virão depois. A morte de Estevão contribuiu para a conversão de Saulo que se tornou Paulo. A morte do pastor batista Martin Luther king Jr. em 1968, que lutou pelos direitos civis dos negros, beneficiou milhares de pessoas.
Minha oração é que Deus por meio de seu Espirito Santo gere em nossas vidas e relacionamentos as virtudes ensinadas por  Jesus no sermão do monte.
Na confiança do Eterno,
Pr. Diêgo
Texto publicado no boletim da PIB Ibirité dia 28 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário