quinta-feira, 24 de março de 2016

Sermão do monte: A vida em família e sociedade
 
No mês de maio conhecido pelas igrejas batistas como o mês da família, estamos estudando as virtudes do caráter cristão, características de um cidadão do reino de Deus, ensinadas por Jesus no sermão do monte. Virtudes que devem ser cultivadas e transmitidas as próximas gerações.

1.    Como ser pobre de Espírito (Mt 5.3) contribui para um relacionamento saudável em família e sociedade? A pobreza de Espirito nos impede de olhar para o nosso próximo de cima para baixo, humilhando o outro e nos considerando melhores ou superior, fazendo acepção de pessoas.
 
2.    Como a bem aventurança dos que choram (Mt 5.4) pode contribuir para o relacionamento saudável em família e sociedade? Somos lembrados nessa bem aventurança da nossa humanidade.Não somos de ferro, e devemos sim chorar, expressar aquilo que não conseguimos traduzir em palavras. Precisamos ter a liberdade de chorar juntos como igreja como família.

3. Como a bem aventurança da mansidão (Mt 5.5) pode contribuir para um relacionamento saudável em família e sociedade? A bem aventurança da mansidão destaca a virtude daqueles que possuem uma vida governada por Deus. As palavras que expressamos devem ser sempre para a edificação do próximo, devemos corrigir uns aos outros com mansidão. Nos momentos de ira, precisamos tomar cuidado com as palavras, e ações.

4.    Como a bem aventurança da fome e sede de justiça (Mt 5.6) pode contribuir para o relacionamento saudável em família e sociedade? Aqueles que tem fome e sede de justiça sempre irão valorizar a verdade nos relacionamentos, jamais irão se alegrar com a leviandade, com mentiras.
 
5.    Como a bem aventurança dos misericordiosos (Mt 5.7) pode contribuir para o relacionamento saudável em família e sociedade? Os misericordiosos são aqueles que possuem compaixão pelo próximo. Na vida em família e em sociedade precisamos exercitar a misericórdia uns para com os outros assim como Cristo foi misericordioso para com a cada um de nós.

Minha oração é que Deus por meio de seu Espirito Santo gere em nossas vidas e famílias cada virtude ensinada por Cristo  Jesus.

Na confiança do Eterno,
Pr. Diêgo
Texto publicado no boletim da PIB Ibirité dia 31/05/2015 no boletim da PIB Ibirité


x

Nenhum comentário:

Postar um comentário