quarta-feira, 25 de janeiro de 2012



Oração sem fronteiras

"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe." Jonas 2.1


Deus nunca fica fora de área... Deus é sem fronteiras... Deus é mais do que uma companhia telefônica, e você pode falar com ele no lugar onde você estiver. O salmo 139. 8-10 diz: "Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá." Jonas confiou em Deus quando estava numa situação nada confortável: "Ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor." Jonas 2:2-3. 

Clame ao Senhor onde você estiver, seja qual for a situação. Os desconfortos da vida nos traz a memoria que precisamos do cuidado de Deus e que devemos nos entregar a Ele todos dias de nossas vidas, Jonas fez um compromisso com Deus quando estava no ventre do peixe: "Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo." Jonas 2:4. O que nos expulsa da presença de Deus é a desobediência, rebeldia: pecado. Mas quando fazemos um compromisso com Deus assim como Jonas fez podemos ter a certeza da resposta de Deus.

Deus responde as nossas orações: "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme." (Jonas 2:7,10). O profeta teve a sua oração respondida. Assim como Deus respondeu a oração de Jonas, poderá responder a sua oração. Ore ao Senhor entregando a sua vida a Ele. Creia em Jesus e serás salvo, confesse seus pecados e serás perdoado.

Diêgo Nonato de Paula
 



sábado, 7 de janeiro de 2012

Base para nossas conquistas: Oração

      Quando observamos os ensinos e exemplos bíblicos podemos chegar a conclusão que um fator determinante para vitória da humanidade é a oração. Em Gênesis 25.21 diz que Isaque orou insistentemente ao Senhor, porque sua mulher era estéril e o Senhor ouviu suas orações e Rebeca sua mulher concebeu. Aquele que ora é abençoado não pelo seu esforço, mas pela fé e perseverança que recebeu do Senhor. 

         Podemos aprender com Isaque que devemos perseverar em oração, se desejamos alcançar vitórias, precisamos compreender que Deus tem um tempo determinado para todas as coisas e que o próprio Deus tem o domínio sobre todas as coisas e nos responderá conforme a vontade dele para nossas vidas.    

"Muitas vezes, a oração é proveitosa onde todas as demais coisas fracassam. Que total fracasso foram os esforços e suplicas de Mônica a seu filho! Mas suas orações prevaleceram com Deus e aquele jovem dissoluto se tornou em Santo Agostinho, O poderoso homem de Deus."  (R. A. Torrey, How to Pray. Moody, n.d.)


      O Salmo 102. 16 diz que o Senhor ouvirá a oração do desesperado, e não desprezará a sua oração. Saber que Deus não despreza as nossas orações é mais um motivo que temos para perseverá. Joseph Seriven no hino "O grande Amigo" afirma que: 'não ficamos sem conforto indo a Cristo em Oração'. Nunca desista de orar, Jeremias 33.3 somos convidados a clamar ao Senhor com promessa da resposta de Deus. Ora Aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3.20-21) Seja um vencedor através de uma vida de oração.       


Diêgo Nonato de Paula

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



Caminho para o discernimento: Oração

"Três vezes orei ao Senhor para que me tirasse esse sofrimento." 2 Corintios 12.8

        Muitos já tentaram explicar o que é o espinho na carne, mas o que importa saber é que esse espinho incomodava muito o Apóstolo Paulo. Desconheço alguém que passou por essa terra sem encontrar algum espinho ou viver algum momento de inquietação, desconforto, tribulação, sofrimento. As dificuldades deixa evidente as nossas fraquezas e limitações. Nesses momentos o melhor que temos a fazer é aproximar de Deus através da oração.




      O apóstolo Paulo fez exatamente isso, orou três vezes para que Deus retirasse de sua vida o espinho que tanto o inquietava. A resposta que Paulo recebeu de Deus foi que o Poder de Deus se aperfeiçoava nas fraquezas humanas. Através da oração Paulo compreendeu o propósito de Deus e pode dizer:

"Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque quando perco toda minha força, então tenho a força de Cristo em mim." 2 Coríntios 12.10
     Através da oração Deus pode nos fazer discernir o propósito que ele tem para sua vida. Experimente!


Diêgo Nonato de Paula

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fator determinante para uma vida saudável: Oração

    Uma vida de oração é fundamental para vivermos uma vida saudável. É através da oração que podemos buscar a face do Senhor, adora-lo expressando a nossa gratidão, louvor, reconhecendo a grandeza do Senhor e a nossa confiança em Deus. Quando não oramos deixamos de confiar em Deus, depositamos a nossa fé em mãos falhas em planos que podem ser frustrados, e corremos muitos riscos. Segue algumas frases sobre oração extraídas do livro "Fator Oração" escrito por Sammy Tippit:

  • "Quando a oração é substituída por forma e função, a igreja se torna anêmica espiritualmente." (p. 18);
  •  "Precisamos nos matricular na escola de Deus e aprender o seu método. O método de Deus prevê  homens e mulheres de oração, simples, humildes e santos."  (p.20);
  • "A oração tem como propósito intimidade com o Pai." (p. 66);
  • "Há muitas coisas sobre oração que é vaga e superficial. Orações que começam e terminam com as necessidades das pessoas, reduzindo a Deus a um Papai Noel celestial" (p. 67);
  •   "A igreja não precisa pedir a Deus 'ensina-nos como orar'. Nós precisamos pedir a Deus: 'ensina nos a orar'." (p.137).
      Quero te convidar a investir mais tempo em oração, conversando com Deus.  Peça ao Senhor um despertamento espiritual, de forma que você sinta o desejo viver em cada momento de sua vida um momento de comunhão com Deus, através das orações de louvor, agradecimento, confissão, intercessão, suplica. 


Diêgo Nonato de Paula


Bibliografia:


TIPPIT, Sammy. "O fator Oração".Rio de Janeiro: Editora Sabre, 2006, p.18, 20, 66, 67, 137