sábado, 24 de março de 2012

O chamado e o cuidado de Deus


“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

       Esse texto me traz a memoria a História do Patriarca Abraão, a que Deus chamou e sustentou em toda sua vida, o mais interessante é que Abraão pela comunhão que tinha com Deus em alguns momentos parecia não ter consciência disso, um exemplo disso na vida de Abraão é quando ele mente dizendo que é irmão de Sara que é sua esposa ('Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.' Gênesis 12:13 ), mas também temos um exemplo na vida de Abraão, é quando Abraão e Isaque seu filho sobem ao monte para oferecer um sacrifício, sem um animal para sacrificar, porque segundo a ordem de Deus era que Isaque fosse sacrificado, no caminho quando Abraão foi perguntado por Isaque sobre o animal Abraão respondia Deus proverá ('Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?' Gênesis 22:7). Assim como aconteceu na vida de Abraão, acontece em nossas vidas, alguns momentos de nossas vidas no fazem agir dessa forma. O mais interessante que a primeira atitude de duvidar do cuidado de Deus acontecei no inicio de sua experiencia com Deus, e a segunda atitude de confiar acontece depois de um tempo de profunda experiência com Deus. 

      Segundo F.F. Bruce, 'Chamados' no texto de Romanos 8.28 não se refere ao sentido de que muitos são chamados e poucos escolhidos, mas no sentido da 'vocação eficaz' obra do do Espirito Santo, pela qual vem nos convencendo do pecado da miséria, iluminando nossas mentes com o conhecimento de Cristo. para sermos de Jesus: “Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.” (Romanos 1:6) Somos chamados para a santificação “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Romanos 1:7 . O chamado de Deus é um convite feito a humanidade para viver uma vida integral, uma vida plena, repleta da presença de Deus.
Deus cuida daqueles que ele chamou de uma forma especial, isso se realiza na obra do Espirito Santo de Deus que habita no coração daqueles que amam a Deus, daqueles que foram alcançados pela graça salvadora, não fizeram nenhum esforço para receber o perdão de Deus e a vida de Deus, em obediência ao convite de Deus se renderam ao convite de Deus, arrependendo dos pecados e crendo em Jesus, filho de Deus. 

      O cuidado de Deus fica evidente nos versículos vinte e seis e vinte e sete (26,27) do capítulo oito (8): “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
'Quando Deus nos convida para jantar Ele paga a conta', certamente alcançamos a vitoria e nos satisfazemos nEle. Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável! Que a nossa vida permaneça confiada no Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário