quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Superando os desafios

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, orais uns pelos outros, para que sareis." (Tiago 5.16a) "Melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu salário. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas se estiver só; pois, caindo não haverá outro que o levante." (Eclesiastes 4.9,10)

Uma vez ouvir alguém dizer que as pessoas sempre estão nessas situações: Entrando em um problema; passando por um problema; saindo de um problema. todos precisam aprender lidar com essas situações, se desejam ter uma vida saudável. Como você tem enfrentado os desafios de sua vida?

Quero destacar algumas atitudes que devemos tomar diante dos desafios: 

  1. Confessai as vossas culpas uns aos outros - Confessar é reconhecer-se, assumir a responsabilidade, é um ato de humildade, é sempre o primeiro passo para obter ajuda. A parte mais difícil talvés seja compartilhar para o outro a nossas limitações, ou área precária de nossas vidas. Converse com uma pessoa de confiança, compartilhe com ela as culpas, desafios, pecado, peça essa pessoa conselhos.
  2. Orai uns pelos outros - Orar é demonstrar a nossa fé em Deus, é dizer que contamos com a presença de Deus em cada tempo de nossas vidas, não seja egoísta ore pelos outros que estão ao seu redor e aqueles que estão distante, o propósito da oração é: 'para que sareis' como nos diz o texto de Tiago. Nunca deixe de orar pelos uns pelos outros. 
  3. Trabalhe em conjunto -  Isso é uma questão lógica quando uma pessoa trabalha ela recebe 1 salário, quando 2 pessoas trabalham juntas elas recebem 2 salários, sendo que essas duas pessoas se tornam 1 quando se unem com o propósito de alcançar algum objetivo, como nos diz o pregador: 'Melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho.'  Não se considere forte o suficiente para trabalhar sozinho, trabalhe em conjunto. 
  4. Não viva isolado - Ter companheiros na longa jornada de nossas vidas é fundamental para o nosso sucesso! Quando temos pessoas para estender a mão ao nosso lado quando caímos é mais fácil levantar, que você esteja sempre pronto para levantar as pessoas que caírem perto de você, os benefícios dessa atitude pode ser surpreendente, mas não faça isso com expectativas de receber algo em troca. Quando você ajuda uma pessoa que caiu a levantar-se você esta ajudando a outros a superarem seus desafios.   

Que nós possamos perceber as pessoas que estão ao nosso redor que precisão de ajuda e aquelas que precisão ser ajudadas e além disso confiar no Deus que supre todas as nossas necessidades conforme a sua vontade. Não viva sozinho: tenha amigos e amigas; não trabalhe sozinho: divida as responsabilidades; Confesse seus pecados: é essencial para o processo de cura; Orai: Em todo tempo conte com Deus em todos períodos da sua vida através da oração.



Diêgo Nonato  de Paula