sexta-feira, 28 de outubro de 2011


"A Maravilhosa Graça de Deus"
Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex-assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão.
Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?”
Sim”, respondeu o pastor, “mas eu não sabia que você havia notado”.
Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, “Que milagre da graça!”
O pastor concordou. “Sim, que milagre maravilhoso da graça”.
Daí o juiz perguntou, “Mas você se refere a quem?”
O pastor respondeu “É claro, à conversão do assaltante.”
O juiz falou “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.”
Como assim?” indagou o pastor.
O juiz respondeu, “O assaltante sabia o quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo dos seus pecados. Mas, olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir a minha palavra, fazer minhas orações, ir à igreja. Eu passei por Oxford, recebi meu diploma, fui advogado e eventualmente tornei-me juiz.
Pastor, nada, a não ser a graça de Deus, podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais graça para me perdoar por meu orgulho, minha confiança em mim mesmo, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus do que aquele assaltante que eu mandei à prisão.”

E que maravilha a graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque seu orgulho as impedem de chegar ao Salvador.
- Steven J. Cole, Not the healthy but the sick WORLD (March 1, 1997). 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Contra a corrupção  e a falsidade

       Quando começamos olhar os relatos bíblicos podemos chegar a conclusão que a falsidade e a corrupção não é um problema somente de hoje, mas de toda historia do ser humano. (Gênesis 6.12; Salmo 12.8; Efésios 4.19). Segundo Arnaldo Jabor a corrupção "é uma forma de governo que se instalou" o Pr. Paschoal Piragine defini a iniquidade é quando o pecado se torna natural na vida do ser humano, algo que tem sido institucionalizado em forma de Lei.

      Segundo o dicionário corrupção é Ato ou efeito de Decomposição; Depravação; Suborno, Peita. A palavra falsidade é algo contrario a realidade, que há mentira, desleal, traiçoeiro, infundado, insensato, sem fundamento. O profeta Miquéias foi um profeta que denunciou a corrupção e a falsidade de seu tempo. Que tipo de atitudes nós temos em relação a corrupção e a falsidade?

Quem era o profeta Miquéias?

      Era natural de Moresete (Miquéias 1.1) próximo de Gate, no norte da Filístia, cerca de trinta e dois quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Provavelmente fora aldeão ou fazendeiro. Sua atividade profética cobre o período de 738 a. C, aproximadamente, até 698 a. C. estudiosos afirmam que sua família era de posição insignificante e humilde. Ele defende a causa dos aldeões oprimidos contra os ricos arrogantes, certamente ele conhecia os crimes que eram cometidos pelos pequenos latifundiários, príncipes das cidades e pequenos agricultores, profetas mentirosos. A mensagem profética de Miquéias esta dividida em 7 capítulos. O mais interessante é que esse profeta não só denuncia o pecado, mas apresenta também o único que pode restaurar a nação da corrupção e da falsidade: "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade. Tornará a apiedar-se de nós: subjugará as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Darás a Jacob a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais, desde os dias antigos."  (Miquéias 7.18-20) A ira do Senhor é que o povo seja penalizado com a consequência de seus pecados: Samaria é invadida por Sargon que devasta Israel, outra julgamento de Deus foi o exílio em que parte da população de Judá foi levada para o exilio na Babilonia por 70 anos. Mas podemos perceber também o amor de Deus que não retém a sua ira para sempre que enviaria Jesus o Messias: "E tu, Belém-Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Portanto, os entregará, até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz: então o resto dos seus irmãos voltará, com os filhos de Israel. E ele permanecerá e apascentará o povo, na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor, seu Deus: e eles permanecerão, porque agora será ele engrandecido, até aos fins da terra."  (Miquéias 5. 2-4).

   Não existe ninguém como o Senhor esse é o significado do nome do profeta Miquéias e também a mensagem central de seu livro. Aprenda com esse profeta a lutar contra as corrupções e falsidades que existe hoje. Seja impactado com a mensagem desse livro através da leitura, e aprenda a combater as atitudes de corrupção e falsidade.

       Diêgo Nonato de Paula

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aproveite as oportunidades!

Em muitos momentos da nossas vidas estamos tão ocupados que deixamos passar varias ocasiões. Não sabemos se as oportunidades iram se repetir e por isso é necessário aproveitar. Segue algumas oportunidades que jamais devemos deixar passar: 

1 - Aproveite as oportunidades de Amar - "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22. 37-39 

2- Aproveite as oportunidades de Servi - "Vós, servos, obedecei em tudo os vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." Colossenses 3.22-24

3- Aproveite as oportunidades de receber o perdão de Deus - "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar." Atos 2.37-39

4 - Aproveite as oportunidades de agradecer - "Bom é render graças ao Senhor..." Salmo 92.1a ; "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco." I Tessalonicenses 5.18

5 - Aproveite as oportunidades de anunciar a salvação - " anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas." Salmo 96. 2b-3

Diêgo Nonato de Paula

sábado, 8 de outubro de 2011



"Experiencia Saudável"




"Portanto meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Essa é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixe que Deus os transforme por uma completa mudança de mente de vocês, assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Por causa da bondade de Deus para comigo, chamado para ser apóstolo digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue conforme a fé que Deus lhe deu." Romanos 12.1-3

     Nossas vidas são marcadas por diversas experiências, em Romanos 12.2 diz que a experiencia com Deus é boa e agradável e perfeita. Você já viveu em algum instante de sua vida uma experiência como essa? Veja alguns princípios para você experimentar a vontade de Deus: 

Para viver uma experiencia saudável é preciso:

1. Agradar a Deus - Através da nossa vida de adoração viva e santa: v.1 Você não agrada a Deus quando cumpre um ritual mecânico, ou seja algo só por fazer sem nenhum sentido para sua vida. Só é possível agradar a Deus quando você está realizando o culto de forma viva, com os pensamentos em Jesus. Para agradar a Deus é preciso buscar a santidade, agir de forma correta. Em muitos momentos seremos acusados pela nossa própria consciência que não estamos sendo santo, mas isso não será o motivo para você deixar de adorar a Deus, porque nós agradamos a Deus quando confessamos os nossos pecados a ele e pedimos perdão. Deus quer que você o agrade com sua vida de 
santificação.  



2. Ser diferente - Não se encaixar nos esquemas de iniquidade: v.2 Ser diferente é fugir da imoralidade, da mentira, do egoísmo, das atitudes invejosas, idolatria e tudo que seja rebeldia a Deus. Em muitos momentos pessoas que procuram fazer diferença são chamadas de boba, careta e etc. mas o mais importante é satisfazer a vontade de Deus, para viver experiências assim como muitos exemplos da historia bíblica e cristã viveram. Deus quer que você faça a diferença. 

3. Ser transformado - Mudança de mentalidade: amadurecimento: v.2 Para agradar a Deus em santidade, e fazer diferença nesse mundo é necessário a mudança da nossa mentalidade, é preciso conhecer a palavra de Deus que é lampada para os nossos pés como nos diz o salmista. Pois a Palavra de Deus transforma uma realidade de trevas em luz. Para ser transformado é preciso ter arrependimento, reconhecendo que existe um caminho melhor a seguir, quando conhecemos esse caminho alcançamos a maturidade. Deus quer que você seja transformado.   





4. Ter consciência  de quem é - Não se considerar superior: v.3 Somente por causa da bondade de Deus é que temos alguma capacidade, algum dom, e por isso não devemos nos considerar melhores do que os outros, pois precisamos da capacidade dos outros que estão ao nosso redor. Quando nos falta essa moderação no pensamento ou quando não temos consciência de quem somos e do propósito de Deus quando nos deu uma certa capacidade frustramos pessoas e a nós mesmos. Deus quer que você tenha consciência que a sua capacidade vem dele.




A experiencia com Deus é a experiencia mais saudável que alguém pode viver... Quero te desafiar a "buscar o Senhor enquanto se pode acha-lo e invocar enquanto ele esta perto." vale a pena aproveitar essa oportunidade!


Diêgo Nonato de Paula