quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Superando os desafios

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, orais uns pelos outros, para que sareis." (Tiago 5.16a) "Melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu salário. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas se estiver só; pois, caindo não haverá outro que o levante." (Eclesiastes 4.9,10)

Uma vez ouvir alguém dizer que as pessoas sempre estão nessas situações: Entrando em um problema; passando por um problema; saindo de um problema. todos precisam aprender lidar com essas situações, se desejam ter uma vida saudável. Como você tem enfrentado os desafios de sua vida?

Quero destacar algumas atitudes que devemos tomar diante dos desafios: 

  1. Confessai as vossas culpas uns aos outros - Confessar é reconhecer-se, assumir a responsabilidade, é um ato de humildade, é sempre o primeiro passo para obter ajuda. A parte mais difícil talvés seja compartilhar para o outro a nossas limitações, ou área precária de nossas vidas. Converse com uma pessoa de confiança, compartilhe com ela as culpas, desafios, pecado, peça essa pessoa conselhos.
  2. Orai uns pelos outros - Orar é demonstrar a nossa fé em Deus, é dizer que contamos com a presença de Deus em cada tempo de nossas vidas, não seja egoísta ore pelos outros que estão ao seu redor e aqueles que estão distante, o propósito da oração é: 'para que sareis' como nos diz o texto de Tiago. Nunca deixe de orar pelos uns pelos outros. 
  3. Trabalhe em conjunto -  Isso é uma questão lógica quando uma pessoa trabalha ela recebe 1 salário, quando 2 pessoas trabalham juntas elas recebem 2 salários, sendo que essas duas pessoas se tornam 1 quando se unem com o propósito de alcançar algum objetivo, como nos diz o pregador: 'Melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho.'  Não se considere forte o suficiente para trabalhar sozinho, trabalhe em conjunto. 
  4. Não viva isolado - Ter companheiros na longa jornada de nossas vidas é fundamental para o nosso sucesso! Quando temos pessoas para estender a mão ao nosso lado quando caímos é mais fácil levantar, que você esteja sempre pronto para levantar as pessoas que caírem perto de você, os benefícios dessa atitude pode ser surpreendente, mas não faça isso com expectativas de receber algo em troca. Quando você ajuda uma pessoa que caiu a levantar-se você esta ajudando a outros a superarem seus desafios.   

Que nós possamos perceber as pessoas que estão ao nosso redor que precisão de ajuda e aquelas que precisão ser ajudadas e além disso confiar no Deus que supre todas as nossas necessidades conforme a sua vontade. Não viva sozinho: tenha amigos e amigas; não trabalhe sozinho: divida as responsabilidades; Confesse seus pecados: é essencial para o processo de cura; Orai: Em todo tempo conte com Deus em todos períodos da sua vida através da oração.



Diêgo Nonato  de Paula




sexta-feira, 23 de setembro de 2011


Crescimento Saúdavel!



"E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra." "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; (1 Samuel 3:19;1 Pedro 2:2)"


    A palavra crescer segundo o minidicionário Aurélio da língua portuguesa é: "Aumentar em volume, estatura, força, duração, extensão; Nascer, desenvolver-se. " O crescimento saudável nasce de um desejo de se alimentar. O Apóstolo Pedro nos apresenta um alimento fundamental para o desenvolvimento dos seres humanos: O Leite que possue as vitaminas: "A" que desempenha um importante papel na nutrição do globo ocular, nos possibilitando enxergar; possue a vitamina "B" é responsável pela saúde mental e emocional do ser humano e a vitamina "C" que nos oferece proteção contra doenças. Assim também é o leite racional escrito na carta de Pedro. A Palavra de Deus nós possibilita enchergar melhor, trazendo luz a nossa existencia, nós ajudando ter uma melhor percepção de nossas limitações. Assim como na vitamina "B" a palavra de Deus (Bíblia) traz saúde mental, através dela renovamos as nossas forças. A palavra de Deus nós previne de doenças, especialmente da principal doença que afasta o ser humano de Deus e dificulta as relações humanas: o pecado. Sempre que não alimentar-mos do Leite racional iremos deixar de crescer, consequentemente morremos, por estarmos desnutridos.

    O profeta Samuel crescia porque ouvia a voz de Deus, por estar servindo na casa do Senhor, por ter o apoio de sua família que visitava, e o apoio do sacerdote, isso podemos perceber nos três primeiros capítulos. Deus coloca pessoas em nossas vidas para nós abençoar e nos fazer crescer. As palavras de Deus se cumprem, elas não caem por terra, elas trazem para nós o crescimento, até que encontremos a perfeição. Só é possivel chegar-mos a perfeição através de Cristo. Inicie uma dieta saúdavel para sua vida é participe do melhor alimento que algum ser humano pode alimentar: Palavra de Deus!






quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adoração racional ou irracional ?
(Rm 12.1,2; Jo 4.24; Ef 2.10c)

       A adoração é o que oferecemos a Deus como culto, deve ser fruto de uma de uma experiência com Deus. Só temos experiencia com Deus quando a nossa adoração é viva. Só podemos oferecer um culto vivo quando conscientemente nos posicionamos contra o modelo estabelecido neste mundo: iniquidade, quando escolhemos viver em santidade, quando somos renovados e transformados pela palavra de Deus. A adoração racional é cultuar a Deus em espirito e em verdade, e fazer as obras que Deus preparou para todos que já foram alcançados pela graça revelada em sua Palavra. A adoração irracional  segundo o Rev. André Mira "é gerado por uma mentira de uma vida que não está em sintonia com Deus. É irracional porque não é verdadeiro, porque o único resultado será acusação e frustração do próprio individuo, que pretende utilizar um suposto culto a Deus para satisfazer suas necessidades."  
         
        Que tipo de adorador temos sido? De que forma temos adorado?  Quando a nosso culto nos leva a uma experiencia profunda com Deus temos a adoração racional. Quando o nosso culto é algo superficial, se limitando em satisfazer a vontade do individuo temos a adoração irracional. Que Deus nos capacite e adorar de forma racional em todos momentos de nossas vidas!
         

terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Tenha consciência de quem você é"

       Ter consciência de quem nós somos é algo que traz sentido para as nossas vidas, nos possibilitando a encontrar o caminho da felicidade e realização. Hoje encontramos em diversos lugares pessoas que estão frustradas, desmotivadas por não compreenderem quem elas são, projetos, ministérios que não foram bem sucedido, crises financeiras nas famílias, crise no casamento, nos relacionamentos com os filhos, namorados, na vida profissional, e em diversas áreas existem pessoas que estão frustradas por não terem consciência de quem elas são, por não consegui discerni os limites ou a capacidade de carregar um determinado fardo. É como uma casa que foi construída com um alicerce com a capacidade de suportar um andar apenas e o pedreiro dessa construção decide construir um grande prédio com vários andares até que essa construção desabe por não suportar o peso. 

      O Apóstolo Paulo em sua segunda carta escreve aos Coríntios no capítulo 12 versos 5-10

"Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas. Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve. Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” 




Ter consciência de nossos limites é dar o primeiro passo em direção a Deus!